sábado, 11 de dezembro de 2010

Eu apoio Zé do Pedal que fará uma cruzada pela acessibilidade em diversos países. Você vai entrar na causa?

Zé do Pedal começou cruzada pela acessibilidade em Roraima nesta  Quinta, 09 de Dezembro de 2010 O ativista brasileiro, José Geraldo de Souza Castro, Zé do Pedal, 53, membro do Lions Clube de Viçosa, que realizou entre os dias 10 de maio de 2008 a 5 de junho de 2010 a  primeira viagem transcontinental em um Kart a Pedal, fabricado especialmente para a viagem pela empresa Holandesa BERG Toys, passando por 19 países da Europa e África rumo à Copa do Mundo de futebol “África do Sul 2010”, com o objetivo de divulgar junto à comunidade internacional a campanha mundial do Lions Clube Internacional, “sigth first”, de combate à catarata e glaucoma, anunciou seu novo projeto: “Estremas Fronteiras – Barreiras Extremas” (Cruzada pela Acessibilidade). Uma caminhada, de 9000 km, empurrando uma cadeira de rodas, saindo de Roraima, Fronteira norte com a Venezuela, passando por 20 estados brasileiros: Roraima, Amazonas, Para, Maranhão, Piauí, Ceara, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Goiás, Brasília, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
"A idéia do projeto, que tem um custo de execução de 200.000 reais, nasceu em junho de 2008, durante a viagem rumo a Johanesburgo, quando, na passagem pela cidade de León, no “Caminho Frances”, da rota de peregrinação de Santiago de Compostela, em um dado momento escutei uma voz feminina dizendo: "No puedo" (não posso). Era uma jovem em uma cadeira de rodas tentando subir um pequeno passeio de 15 cm de altura. “Aquela cena me chocou de uma maneira tal que me fez começar a refletir sobre a situação das pessoas com necessidades especiais no meu País, onde, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE-2000) e do Banco Mundial, existem cerca de 24.5 milhões de portadores de alguma forma de deficiência. Em miúdos, 14,5% da população”.
A exclusão é um dos lados negativos e importante da deficiência, uma vez que as pessoas com algum tipo visível de deficiências são excluídas, de maneira generalizada, da vida social, econômica e política da comunidade, seja devido a estigmatização direta ou à falta de consideração de suas necessidades no desenho de políticas, programas e serviços. E, apesar de estar na Constituição que todos são iguais perante a lei e deveriam ter direitos e deveres iguais numa sociedade bem organizada, a realidade não é bem assim e é grande a diferença entre as pessoas sem deficiência e os que vivem com alguma deficiência física, sensorial, mental, o psicossocial. Assim, e para que a máxima "somos todos iguais perante a lei" tenha algum sentido, devemos começar como sociedade, por desenhar as nossas cidades para todos, porque a atual arquitetura das nossas cidades representa um fator de frustração e uma barreira à realização pessoal daquelas pessoas.Durante a caminhada serão distribuídas 500.000 cartilhas que versam sobre a acessibilidade no Brasil.

Para financiar parte do projeto e comprar aparelhos ortopédicos, que serão doados em comunidades carentes para os que necessitam, serão vendidos quilômetros, a 10 reais cada, e os compradores receberão um certificado de apreciação.
As pessoas que quiserem entrar em contato, empresas que queiram patrocinar em parte o projeto, ou instituições que desejarem cópia do mesmo, podem entrar em contato através do email: zedopedal@gmail.com endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

2 comentários:

  1. oii, LÊ!!
    Fiquei contente com sua visita no meu blog!!
    Já estou te seguindo!!
    Eu não conhecia essa opção do bymk!! Vc procura na lista produtos que vc tem e monta os looks com eles?! Fiquei curiosa!! huahauhua
    =D

    beijos
    meninaachic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa que iniciativa bacana! Eu tb apoio!!!
    Bjs
    http://garimpus.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada , por sua visita, já fico feliz, de receber você por aqui, sinal que algo no Mixturicos da Lê , chamou sua tenção , te agradou, então, deixe seu comentário , sobre o seu ponto de vista , dê sua opinião.
UM beijâozão á todos (as).

Google Analytics Alternative