sábado, 12 de março de 2011

tα♥ α♥nsi♥o♥so♥? vá co♥nvє♥rsα♥r!


Quando a boca cala, os órgãos falam. Quando a boca fala, os órgãos saram.

Os motivos de angústia, nervosismo e ansiedade na vida moderna são inúmeros. Podem decorrer da perda de um familiar, da saída de um filho de casa, de uma doença. E é pondo para fora todos esses episódios que se aprende a controlar os sentimentos, Como diria o psiquiatra, que é professor da faculdade de medicina da U F  C. “Aquilo que não exprimimos com a boca, imprimimos no corpo”.
Ou seja,  porque nos esconder, por trás da ansiedade?, vamos saia de casa  sente-se com um vizinho , caminhe na praça, encontre alguém, o importante mesmo é  bla´, blá,blá......
OOW! Como assim? Pois sinto muita necessidade de falar, falar quando estou ansiosa, e olha que a minha função exige muiiiiiiiiiiiiita conversação diariamente. rsrsrsrsrs.
Hei , passeando por aqui e ali, na net... decubro.... Terapia Comunitária, em seguida , descubro que foi tema do programa bem estar.
O que é a terapia comunitária?
A terapia comunitária é um instrumento reconhecido pelo Ministério da Saúde que permite construir redes sociais solidárias. Atualmente, o Brasil tem 11.500 profissionais atuando em todas as regiões.
Em que poderá ser útil?
A técnica busca estimular a cidadania e restaurar a auto-estima das pessoas. Também favorece a prevenção da saúde e a reinserção social, ao possibilitar a expressão dos sofrimentos que atingem diretamente a saúde dos brasileiros.Em rodas, os participantes falam de seus problemas e ouvem uns aos outros, mas não podem dar conselhos. O ideal é que a experiência apresentada ajude os próprios indivíduos a achar caminhos alternativos ao sofrimento.
O método não é para doentes, mas para quem vive sob o risco de adoecer. Ele pode ser complementar a um tratamento tradicional, com psicólogo ou psiquiatra. A terapia usa um mediador treinado, que pode ser um profissional de saúde ou de outra área.
Cada um dos participantes, teem sua chance de compartilhar,. Na maioria das vezes, são depoimentos tristes, carregados de emoção e muito sofrimento. Mas o simples fato de contar e dividir com alguém o que se passou ou está se passando na vida dessas pessoas as ajuda a seguir em frente.
Nesses momentos, muitos vêem que não são os únicos a enfrentar problemas, e que alguns passam por dificuldades ainda maiores. Em grupo, tudo se torna mais simples e fácil. Os participantes acreditam que a correria da vida moderna e a falta de abertura em casa acabam acumulando essa vontade de falar e de ser ouvido. O maior benefício, na opinião deles, é este: ninguém está lá para criticar ou aconselhar os colegas, apenas para ouvi-los, acolhê-los e abraçá-los.
O melhor disso tudo é que...o método não é para doentes, mas para quem vive sob o risco de adoecer. Ele pode ser complementar a um tratamento tradicional, com psicólogo ou psiquiatra. A terapia usa um mediador treinado, que pode ser um profissional de saúde ou de outra área.

6 comentários:

  1. oie florzinha adorei o post viu a vc venho desejar uma linda noite de sabado e um maravilhoso domingo bjs no ♥

    ResponderExcluir
  2. É preciso falar sim...conversar...expor suas duvidas frustraçoes é importante assim como suas conquistas e alegrias tbm!!!
    As pessoas precisam perder o medo de se expor e se assumirem assim fica tudo mais facil!!!

    Amei o post !!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Lê!
    O post tá ótimo, realmente somatizamos tudo e às demoramos para perceber como nos ouvir os sinais dos nossos corpos.
    É melhor aprender agora, do que correr o risco de ficarmos deprimidas.
    Boa semana!

    ResponderExcluir
  4. Eu sou extremamente ansiosa e isso me faz muito mal.
    Mas já fez muito mais, a ponto de desencadear uma síndrome do pânico.
    Comi o pão que o diabo amassou, mas me curei.
    Hoje em dia tomo medicação para manutenção e faço terapia.
    Terapia é fundamental.
    Parabéns pelo texto.
    Bjosss

    ResponderExcluir
  5. É preciso que as pessoas tenham suas próprias opniões, de que adianta de esconder? adoreii o post. Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Oi Lê,
    Muito bom o seu post, eu,tenho a mania de somatizar meus problemas, ou seja, se estou preocupada com algo, meu corpo é quem adoece e aí aprece dor em todos os lugares. JÁ FIZ TERAPIA E VOLTA E MEIA RETORNO à psico terapia, seja ela, individual ou comunitária, não existe algo mais benéfico no processo de auto conhecimento e na cura das doenças psicosomáticas. rECOMENDO TERAPIA SEMPRE.
    bEIJOS, MINHA LINDA

    ResponderExcluir

Obrigada , por sua visita, já fico feliz, de receber você por aqui, sinal que algo no Mixturicos da Lê , chamou sua tenção , te agradou, então, deixe seu comentário , sobre o seu ponto de vista , dê sua opinião.
UM beijâozão á todos (as).

Google Analytics Alternative