quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Aromaterapia pra cabelo


Faz parte de uma saúde plena ter o couro cabeludo saudável. Cabelos oleosos, finos, secos ou com caspa são problemas capilares que resultam de uma dieta desbalanceada ou pobre em nutrientes - que traz um desequilíbrio nutricional - hereditariedade ou uma rotina muito estressante. 

Excesso de química ou utilização constante de secador de cabelos também causam vários problemas. Os mais comuns incluem ressecamento, oleosidade, queda e caspa. Atualmente, porém, durante meus atendimentos, tenho observado também um sem-número de pessoas com psoríase na área do couro cabeludo. 
A maioria dos problemas de couro cabeludo ou capilar responde rapidamente se for feita uma organização alimentar, com nutrientes ricos em minerais, ômega 3, etc., bem como o uso de produtos adequados. Não importa qual tipo de problema você tenha com o seu cabelo ou corpo, é importante que sejam eliminados de sua dieta frituras e excesso de gordura, além de manter seu cabelo e couro cabeludo limpos.


Tomadas essas atitudes, a aromaterapia entrará como auxiliar na estimulação da circulação sangüínea nesta região. O resultado será mais brilho e saúde ao seu cabelo, o equilíbrio da secreção oleosa e a harmonização do organismo - afastando o estresse do dia-a-dia. 


Algumas receitas com óleos essenciais e vegetais podem ajudar até quem não possui nenhum tipo de problema capilar. 


Se você tem o cabelo normal, provavelmente há um balanço da oleosidade de seu couro cabeludo. Mantendo esse equilíbrio, seu cabelo terá sempre uma aparência saudável e brilhante.


Todos os óleos essenciais abaixo relacionados devem ser acrescidos em seu xampu normal. 
Cabelos normais 

Xampu para uso na hora

- 2 colheres de sopa de xampu neutro (sem aroma e sem sal) equivalente a 20 ml de xampu; 
- 1 gota de Óleo Essencial de Lavanda; 
- 2 gotas de Óleo Essencial de Ylang-Ylang; 
- 2 gotas de Óleo Essencial de Cedro; 
- 1 gota de Óleo Essencial de Hortelã-Pimenta. 


Xampu para uso por tempo maior

- 200 ml de xampu; 
- 20 gotas Óleo Essencial de Lavanda; 
- 10 gotas de Óleo Essencial de Cedro; 
- 10 gotas de Óleo Essencial de Hortelã-Pimenta;
- 10 gotas de Óleo Essencial de Ylang-Ylang; 
- 5 gotas de Óleo Essencial de Sálvia-Esclaréia. Misture bem e use a cada lavagem. 
Obs.: o xampu ficará mais líquido. 


Cabelos secos 
A aparência do cabelo seco é a falta de brilho. As glândulas sebáceas secretam óleo suficiente para lubrificar os cabelos. Pouco ou nenhum óleo na dieta pode contribuir para que o cabelo fique mais seco, tanto quanto uma dieta pobre em nutrientes. Problemas externos podem contribuir para o ressecamento de seu cabelo, como o uso excessivo de chapinha, secadores, etc. De tempos em tempos, dê uma pausa no uso de secadores e outros acessórios elétricos, deixando os cabelos secarem naturalmente. Os óleos essenciais que podem auxiliar no tratamento de cabelos secos são o cedro, camomila, sálvia-esclaréia e lavanda. 
Utilize as máscaras abaixo várias vezes na semana: 

Para condicionar os cabelos secos negros ou castanhos: 

- 3 colheres de sopa de óleo vegetal; 
- 3 gotas de Óleo Essencial de Cedro; 
- 3 gotas de Óleo Essencial de Sálvia-Esclaréia; 
- 3 gotas de Óleo Essencial de Lavanda. 

Passe no couro cabeludo e vá massageando a raiz. Após aplicar no couro e massagear, aplique o resto no cabelo todo, do couro cabeludo até as pontas. Cubra os cabelos com um filme osmótico (aquele plástico-filme de cozinha) e faça uma touca com papel alumínio. Deixe agir por 20 minutos. Enxágüe e lave com xampu e condicionador próprios. 


Máscara para condicionar cabelos secos claros: 

- 2 colheres de sopa de óleo vegetal; 
- 2 gotas de Óleo Essencial de Cedro; 
- 2 gotas de Óleo Essencial de Sálvia-Esclaréia; 
- 2 gotas de Óleo Essencial de Lavanda. 

Coloque o óleo vegetal em uma bacia de cerâmica e acrescente os óleos essenciais. Passe a mistura no couro cabeludo e massageie. A seguir, aplique o restante no cabelo todo, do couro cabeludo até as pontas. Envolva os cabelos num filme osmótico e faça uma touca com papel alumínio. Deixe agir por 20 minutos. A seguir, lave e enxágüe com xampu e condicionador acrescidos de óleos essenciais, sempre na seguinte dosagem: para cada colher de sopa de xampu ou condicionador, utilize 3 gotas, ou seja, para 20 ml de xampu, use 6 gotas de óleos essenciais. 


Xampu para cabelo seco: 

- 200 ml de xampu para cabelo seco neutro (sem fragrância e sal); 
- 20 gotas de Óleo Essencial de Sálvia-Esclaréia; 
- 20 gotas de Óleo Essencial de Lavanda; 
- 20 gotas de Óleo Essencial de Cedro. 

Esta mistura rende para várias lavagens. Use sempre que necessário. 


Cabelos oleosos ficam com a aparência de sujos, e, além disso, podem deixar o bulbo fechado pelo excesso de oleosidade e ainda provocar caspa e queda capilar. Um dos grandes fatores de contribuição para um couro cabeludo oleoso é o excesso de fritura na alimentação, além do abuso de carboidratos refinados e açúcar. Também pode haver um quadro de desequilíbrio hormonal, provavelmente pelo aumento de hormônios androgênicos. Vale mudar a dieta e consultar um ginecologista para verificar as taxas hormonais.


Os óleos essenciais que auxiliam na redução de oleosidade no cabelo e couro cabeludo são bergamota, limão, cedro, junípero, cipreste, ylang-ylang e patchouli. 


Máscara de argila para cabelos oleosos: 

- 3 colheres de sopa de Argila Rain Forest (excelente equilibrador da oleosidade capilar);
- 4 colheres de Água Perfumada de Tea Tree; 
- 3 gotas de Óleo Essencial de Limão-Tahiti; 
- 3 gotas de Óleo Essencial de Bergamota; 
- 3 gotas de Óleo Essencial de Cedro; 
- 3 gotas de Óleo Essencial de Ylang-Ylang. 

Adicione a Água Perfumada de Tea Tree à argila, misture bem e faça uma pasta homogênea. Acrescente os óleos essenciais. Aplique esta máscara esfoliante no couro cabeludo, abrindo mecha por mecha de seu cabelo, e passe em todo o cabelo. A seguir, puxe a máscara para todo o cabelo como se fosse passar uma química tonalizante e enrole o cabelo. Cubra a cabeça com filme osmótico e sobre ele coloque papel-alumínio. Deixe agir por aproximadamente 20 minutos. 






3 comentários:

  1. Oie, vim conhecer aqui e amei , um luxo seu blog. E já estou seguindo.

    Ta rolando um sorteio lá no meu blog , participe.

    Bjo e ótima sexta.

    http://vidrinhosapaixonantes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Mentiraaaaaaaaaaa amei essas dicas sério meus cabelos oleosos não melhoram por nada e ja tinha escutado sobre esse lance com argila!

    bitokas

    ResponderExcluir
  3. Naninhaa que legal e sempre bom usar coisas naturais ...

    beijinhus

    ResponderExcluir

Obrigada , por sua visita, já fico feliz, de receber você por aqui, sinal que algo no Mixturicos da Lê , chamou sua tenção , te agradou, então, deixe seu comentário , sobre o seu ponto de vista , dê sua opinião.
UM beijâozão á todos (as).

Google Analytics Alternative