O batom é o "queridinho" das mulheres quando o assunto é maquiagem, sendo usado para realçar os lábios, deixando-os mais coloridos e bonitos. Porém, é importante ter em mente alguns cuidados essenciais, entre eles saber qual batom é mais indicado para cada tipo de pele.
"Não existe um 'grupo de risco' para o uso do batom. Ele deve ser evitado nas pessoas que apresentam alergias aos componentes do produto, pois pode causar coceira, ardor e o aparecimento de feridas. Também não é indicado compartilhá-lo, já que algumas doenças, como herpes, podem ser transmitidas desta maneira", explica a dermatologista Carolina Marçon, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.
Outro fator que merece atenção é o uso de batons com filtro solar, pois eles garantem uma proteção a mais para os lábios. "Hoje existem muitos produtos no mercado com filtro solar, o ideal é que a proteção seja no mínimo 30, com amplo espectro UVA/UVB", afirma a dermatologista.
De acordo com Carolina, não há necessidade de passar nenhum produto antes de usar o batom. "Nos casos de lábios muito ressecados, a aplicação de um hidratante labial antes de utilizar o cosmético pode ser interessante para aumentar a hidratação e dar mais uniformidade". Na hora de removê-lo, o ideal é utilizar um demaquilante para evitar traumas locais ou irritação. "Em casos de alergia, recomenda-se sempre procurar o dermatologista para fazer uma avaliação do tipo de reação e tratamento adequado, pois podem surgir infecções secundárias no local acometido", complementa a médica.
Tipos de batom:
Além das diferentes cores, os batons têm características distintas e são indicados de acordo com o tipo de pele. Carolina cita alguns exemplos e suas indicações:
Batom de longa duração: tem mais pigmentos que o convencional, não sendo necessário retocá-lo com tanta frequência, pois permanece mais tempo nos lábios. Geralmente, são apresentados em bastões mais finos. É contra-indicado para lábios muito secos, podendo aumentar o ressecamento logo após a aplicação;
Batom cremoso: tem brilho úmido, cobertura aveludada, é macio e emoliente. Porém, quanto mais cremoso for, menor será a sua durabilidade nos lábios. Essa textura é o resultado do balanceamento dos agentes emolientes utilizados na sua composição. Dê preferência para os que contém filto solar. Contraindicação: evite usá-lo em reuniões como jantares e almoços de negócios, pois o batom sairá rapidamente, pode deixar marcas em copos, talheres e guardanapos de tecido;
Batom cremoso brilhante: assim como o cremoso, ele é macio, oferece um brilho úmido e cobertura aveludada. Além disso, tem maior concentração de pigmentos metálicos. Contraindicação: a mesma do batom cremoso;
Batom hidratante: possui ativos que ajudam a aumentar a ação hidratante. É umectante, emoliente e possui ótimo deslizamento. Ideal para lábios ressecados por conta do frio e ou pelo excesso de sol. Um stick que concilie hidratante com filtro solar é perfeito para quem tem os lábios ressecados;
Batom em lápis: ganha pela praticidade; é macio e ótimo para carregar na bolsa. Além disso, é mais difícil de estragar que o tradicional, já que não sofre tanto com as mudanças climáticas.
Com todas essas dicas, fica mais fácil escolher o seu batom e dar um "up" naquela maquiagem especial ou no look do dia a dia!
Fonte :http://cabeleireiros.com
adorei as dicas, com a quantidade de makes agora é dificil saber o que combina o que pode e o que não pode né
ResponderExcluirNatty ♥
Adoreiiiiii a dicaa!!
ResponderExcluirDA UMA PASSADINHA LA, TEM COISA NOVA: http://blogdatardee.blogspot.com/2012/02/madonna-outra-vez.html