terça-feira, 15 de maio de 2012

Frio x pele e cabelo saudável



As temperaturas mais baixas, o vento e banhos muito quentes e demorados podem roubar a saúde e a beleza da pele no inverno. Nessas circunstâncias, a gordura existente na camada superficial da pele é removida, de forma a causar o aparecimento ou o agravamento de problemas dermatológicos já existentes, como a psoríase e as dermatites atópica (alérgica ou infecciosa) e seborréica, lesões nas áreas de maior oleosidade, por exemplo, no nariz). 

Veja algumas dicas do Dr. Marcelo para enfrentar o inverno sem medo: 

  • Temperatura do chuveiro:
Evitar água muito quente, pois ela retira a oleosidade natural da pele e do cabelo, provocando ressecamento. A temperatura deve ser no máximo de 35 a 40 graus, que embaça um pouco o espelho. Se todo o espelho estiver embaçado, a água deve estar em excessivos 60 graus aproximadamente. 

  • Pele do rosto:
Para a limpeza da pele, basta água morna e um pouco de sabonete. Prefira sabonetes com glicerina, pois eles têm PH mais parecido com o da pele, além de serem menos agressivos. 

  • Usar e abusar de hidratantes no corpo:
O segredo é aplicar com o corpo ainda úmido para aumentar a penetração. 

  • Escolha do Vestuário:
Dê preferência a casacos e blusas de moletom ou de algodão ou flanela. Quando utilizar lã, fios sintéticos ou lã acrílica, utilizar uma camiseta de algodão por baixo para evitar contato direto com a pele para prevenir coceiras e alergias. 

  • Uso de Secador de Cabelo:
Como é mais freqüente no inverno deve-se utilizar com afastador ou longe dos cabelos para evitar o aquecimento do couro cabeludo e prevenir descamações. 

  • Hidratação dos Cabelos:
A máscara ideal para causar um efeito nutritivo aos cabelos pode conter na composição produtos derivados de vegetais (Manteiga de Karité, Manteiga de Cacau, Manteiga de Oliva, Óleo de Algodão, Óleo de Girassol), com ativos que repõem os nutrientes necessários para manter os cabelos nutridos e bonitos ao longo do inverno. 

  • Uso de condicionador e cremes sem enxágüe:
Aplicar da metade para baixo nos fios. Evitar contato com o couro cabeludo para prevenir descamações. Lavar retirando bem o produto. Creme sem enxágüe também deve ser aplicado evitando contato com a raiz. 

  • Uso de Filtro Solar:
Mesmo na época do inverno, devemos utilizar o protetor solar adequado para o tipo de pele, ou seja, de FPS 15 ou 20. Devemos lembrar que o sol da montanha e neve pode queimar tanto ou mais que o sol de praia. 

  • Beber muito liquido:
Não devemos esquecer o consumo de água, frutas e verduras, pois estes são menos tentadores que chocolate, queijos e gorduras, que acabamos abusando nessa época do ano. 

Fonte:EstéticaGuia
Marcelo Bellini, dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Graduado pela Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, pós-graduado em Homeopatia e Medicina Estética pela Sociedade Brasileira de Medicina Estética de São Paulo, onde é Professor desde 2001.

3 comentários:

  1. Ótimo post Nana, aqui já está começando aquele friozinho bem gosto.
    Xeros pra ti.

    ResponderExcluir
  2. mt bom o post!! cuidado com os cabelos é fundamental tbm no inverno.arrasou!

    ResponderExcluir
  3. Olá, adorei seu blog, estou seguindo!
    tenho um blog tambe, e estou em especial divulgando esse texto, para saber se esta bom, se der para vc ler, eu fico agradecida!

    http://kehcristina.blogspot.com.br/2012/05/nao-tem-perdao.html

    bj ;*

    ResponderExcluir

Obrigada , por sua visita, já fico feliz, de receber você por aqui, sinal que algo no Mixturicos da Lê , chamou sua tenção , te agradou, então, deixe seu comentário , sobre o seu ponto de vista , dê sua opinião.
UM beijâozão á todos (as).

Google Analytics Alternative